Glossário de investimento em precatórios

Quem deseja investir em precatórios ou tem curiosidade sobre o mercado, precisa aprender o máximo possível sobre o assunto. Elaboramos um material para você conhecer as expressões que podem te ajudar a tomar a decisão certa nos investimentos.

EXPEDIÇÃO DO PRECATÓRIO
Após o processo “transitado em julgado” com decisão favorável ao credor, há a expedição do precatório (dívida que a Justiça determina o pagamento, sem possibilidade de recurso). A expedição do precatório, uma etapa de execusão da sentença judicial, é responsabilidade do Tribunal de Justiça.

CREDOR DE PRECATÓRIO
O reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, o credor de precatório, seja ele pessoa física ou jurídica.

INVESTIDOR DE PRECATÓRIO
São investidores que buscam rentabilidade a longo prazo e que procuram em sua carteira de investimento baixo risco.

COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA
Acontece quando duas pessoas são credor e devedor de uma obrigação ao mesmo tempo. Dessa forma, uma operação pode extinguir a outra havendo uma compensação.

JUROS DE PRECATÓRIOS
É o valor pago em juros pelo governo, mensalmente, sobre os precatórios (dívidas que a Justiça determina o pagamento, sem possibilidade de recurso).

TOKEN DE PRECATÓRIOS
O token é um modelo de investimento oferecido pelas corretoras digitais. Funciona quando a corretora compra parte do precatório, que renderá o retorno sobre o valor investido.

DESÁGIO
É a diferença entre o valor de face de um título (o precatório) e o preço atribuído nas negociações do mercado.

INVESTIMENTO ALTERNATIVOS
Investimentos alternativos são uma classe de aplicações que fazem parte da economia real. São considerados inovadores por não se encaixarem nos moldes dos mercados tradicionais, normalmente, ligados às aplicações em renda fixa ou à compra de ações na bolsa de valores. O investimento em precatórios entra nessa categoria.

IPCA-E
Calculado pelo IBGE, o IPCA-E é um índice de inflação que reflete a variação de preços para o consumidor no Brasil. O IPCA-E é o acumulado trimestral do IPCA- 15 – sendo este um índice mensal semelhante ao IPCA, que, por sua vez, é o índice oficial de inflação dos país. O IPCA-E impacta diretamente ao recebimentos dos precatórios. No caso da correção monetária dos precatórios, quanto maior a variação do IPCA-E, maior será o reajuste para acompanhar a alta da inflação.

SELIC
Taxa básica de juros da economia brasileira determinada pelo Copom (Comitê da Política Monetária) do Banco Central (BC). Com a alteração da resolução CNJ 303/19, que dispõe sobre a gestão dos precatórios, houve alteração do índice de correção, que possou a ser a Taxa Selic.

Foi útil pra você? Compartilhe nas redes!